sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Quem nunca sonhou em viver essa aventura?

Afinal, quem nunca sonhou em viver essa aventura?
"Não vou dizer que recomendo a alguém fazer o que eu fiz: dar a louca, desistir da carreira, largar o emprego, trancar a faculdade, deixar a família, vender os móveis, devolver o apartamento, abandonar uma vida completamente estruturada em busca de um pouco de aventura. 
Não recomendo. Mas foi uma das melhores escolhas que fiz na vida.

Verdade seja dita, o mundo 'civilizado' estará sempre aí, corriqueiro e entediante como ele só. A qualquer momento poderemos fazer uma nova faculdade, conseguir um emprego, construir uma carreira, enfim, seguir os padrões. Mas jamais seremos tão jovens e com nenhuma responsabilidade além de nós mesmos. Jamais teremos outra chance de dar as costas a uma vida programada e, imprudentemente, sair pelo mundo ousando novas descobertas e aprendizados. É por isso que estou fazendo tudo de novo. 
Um dia, pretendo, quem sabe, me cansar e voltar à 'razão', abandonar felicidades incertas, histórias inacreditáveis, terminar a faculdade, voltar ao escritório, levar-me mais a sério. Mas não ainda.

Por agora, que venham novos lugares, novas línguas, novos amigos, novos amores, novas culturas, novas experiências e histórias que jamais ousarei contar aos meus netos. Que venham reencontros com amigos que já fiz pelo mundo, a saudade que quase me mata sufocada, o orgulho por minha terra e meu povo, as tristes despedidas e os mais deliciosos primeiros encontros. Acho viajar importantíssimo, para crescer, para valorizar o que temos, o que somos, para reconhecer o que não nos serve, aprender o que podemos aprimorar. Mas mais importante é crescer, errar, engolir o orgulho para aprender, ver que realmente não sabemos nada, não somos nada, evoluir. Está chegando a hora de retomar isso tudo. "Que seja doce."
                                                             
                                                                         Alessuza Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário