terça-feira, 25 de junho de 2013

Provas, Pro Flight, Anac- Minha experiência!

Bom, para quem pensa que é fácil se tornar um comissário, está totalmente enganado, e além de provas praticas, o que assombra muita gente são as provas escritas, tanto as da escola como a tão temida ANAC.
Eu terminei meu curso com uma das médias mais altas da minha turma, nenhuma nota inferior a 9,5, e não estou contando vantagem, não sou nenhum gênio da Navegação Aérea, nem perita no Grupo 2, tudo isso se deve a muito estudo, e digo, muito mesmo...
No final das 3 provas, você deve somar 21 pontos para passar.

Vou relatar A MINHA EXPERIENCIA.
1° Prova da Pro Flight a matéria era pouca, acreditem o jeito é estudar muuuito nessa e tirar 10, por que ai nas outras você fica um pouco mais tranquilo. Eu vi pessoas que tiraram 4; 5, na primeira prova e tiveram um problemão lá na frente...
Minhas notas:
Grupo 1: Emergência e Sobrevivência no Mar : 9,5Grupo 2: Sistema de Aviação Civil Internacional: 10
Grupo 3: Noções de Saúde, Anatomia e Fisiologia 10
Grupo 4: Meteorologia 9,5

Tem gente que prefere começar a estudar logo que a matéria é dada, para mim isso não surte efeito, se a matéria é pouca, eu estudo uma semana antes, todos os dias, o dia todo. E pra quem trabalha? No meu caso, eu trabalhava que nem escrava meu trabalho era maleável, eu trabalhava todos os dias sem folga, para tira-las todas na semana da prova, (maleável era eu, isso sim). Pra quem trabalha o jeito é estudar pelo menos um pouco todos os dias, e começar bem antes...vale refazer os exercícios da apostila também, alias, eu não os respondia na apostila em sala de aula, o gabarito ficava no caderno. Não estude somente pelos exercícios, com eles você pode garantir um 7, quem sabe, mais se você pode ter um 10, não se contente com menos.

2° Prova A matéria aumentou, muita gente conseguiu recuperar e muito se afundou mais ainda...
Minhas notas:
Grupo 1: Emergência e Sobrevivência no Mar, Sob. na Selva : 10 somando 19,5
Grupo 2: Sistema de Aviação Civil Internacional, Sis. de Aviação Civil Brasileiro 10 somando 20
Grupo 3: Noções de Saúde, Anatomia e Fisiologia, Primeiros Socorros na Aviação Civil 9,5 somando 19,5
Grupo 4: Meteorologia, Conhecimentos Gerais de Aeronave 9,5 somando 19

Mesma coisa, dediquei uma semana para estudar, mas achei que foi muito pouco.Eu consegui estudar tudo, mas foi tudo muito corrido. O resultado foi ótimo eu precisava de 1 ou 2 pontos em cada matéria, estava tranquilissima.

3° Prova Aí o bicho pega, rs é muita matéria, muitas siglas, muitas contas, muitos alimentos.
Eu nem precisava estudar, praticamente já tinha passado, mas eu não iria deixar minhas notas caírem na ultima prova, 2 semanas para estudar, quase fiquei louca, minha maior preocupação era o grupo 4, com os fuso-horários, e contas e mais contas, afinal, nem conta de mais e menos eu faço direito...
Teve gente que desistiu e não veio não foi nem fazer a prova...
Minhas notas:
Grupo 1:
Emergência e Sobrevivência no Mar, Sob. na Selva, no Deserto e no Gelo : 10
 somando 29,5 Aprovada
Grupo 2:
Sistema de Aviação Civil Internacional, Sis. de Aviação Civil Brasileiro, Codigo Brasileiro da Aeronáutica, Regulamentação da Profissão de Aeronauta, Direito do trabalhava e Seguridade Social, Segurança de Vôo 9,5 somando 29,5  Aprovada
Grupo 3:
 Noções de Saúde, Anatomia e Fisiologia, Primeiros Socorros na Aviação Civil, Medicina Aeroespacial, Triagem de Vitimas, Parto de Emergência. 
9,5 somando 29 Aprovada
Grupo 4:
 Meteorologia, Conhecimentos Gerais de Aeronave, Teoria de Vôo de Baixa Velocidade, Teoria de Vôo de Alta Velocidade, Navegação Aérea
 10 somando 29 Aprovada
E pra quem não passou? E agora José, está tudo perdido?
Não, fique tranquilo!!! Exite a Segunda Época, que é uma prova para aqueles que não conseguiram somar 21 pontos. Nessa prova o candidato deve fazer o minimo de 7 pontos. E se eu fizer 6? REPROVADO. 6,5? Aí eles dizem que vai pra conselho...
Ah mas então tá fácil pra quem não atingiu a média. Não conte com a sorte amigo, eu vi amigos, que não tinham notas tão ruins assim reprovarem até na segunda época, e lá estão pagando e fazendo todo o curso novamente!

Quando decidir fazer o curso, esteja decidido a estudar MUITO, não é brincadeira, além do transtorno mental de estudar toda a matéria de novo quando você não vai bem ou reprova, você também tem que abrir a mãozinha e deixar mais algumas notinhas escaparem.

E para constar, não adianta decorar a matéria, por que ela também é acumulativa, e se decorar terá que estuda-la toda outra vez na próxima prova. Inclusive para a Anac.

Quais as matérias mais difíceis? Aí depende de cada um, para mim, eu adorava o grupo 2, que trata de Direito, eu tenho a memória boa, para lembrar das siglas e tudo mais, mas para muitos é a pior matéria.O grupo 4, na parte de meteorologia é bem chatinho, por que são muitas nuvens, com nomes semelhantes e muitas características, se bem que não caiu tanto nas MINHAS provas. A parte de Conhecimentos Gerais de Aeronaves é simplesmente fascinante, apesar de complicadinha até entender bem a coisa.
No grupo 3 eu só levei vantagem na parte de termos técnicos, que gravo muito bem na cabeça, mas diferenciar uma doença da outra é difícil, já que quase todas dão febre, dor de cabeça e por aí vai, o jeito é se apegar na característica mais marcante de cada doença, como a Meningite Meningocócica que tem vômitos em jato.
No grupo 1 eu gosto da parte de Emergência. Em sobrevivências o tal do AFA+A (abrigo, fogo, água e alimento) me pegou um pouquinho, de resto, tudo certo.

Bom, esse post todo é para contar a minha experiencia durante as provas da escola. Sobre a ANAC já foi relatada AQUI.
Quadro de notas ANAC
Resumindo, eu acho que a matéria da escola não é suficiente para passar na ANAC,
faça simulados, o piloto comercial é um ótimo site, porém é pago, 30 reais por 150 simulados, é suficiente.
No próximo post será sobre dicas de estudo, lá vou colocar os sites que eu usei para estudar,

Até mais e que tenhamos todos uma ótima jornada :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário