Brigadeiro-do-Ar R1 Formatura


Mensagem do Brigadeiro MACEDO, Ex-Diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo na Formatura de Pilotos e Comissários, 30/04:“Meus Caríssimos Formandos,
Hoje os Senhores e as Senhoras estão encerrando mais um curso que os deixa apto para uma atividade em uma das áreas que mais fascina o ser humano, que é a Aviação. Tenho certeza que foram muitas horas de aprendizagem. A Escola lhes deu a base de como proceder e encarar a rotina e os desafios que os Senhores e Senhoras serão submetidos constantemente. As cobranças e as exigências serão freqüentes.
E é nessa hora que teremos de colocar em prática aquela teoria, aquele treinamento, aqueles exercícios que os nossos mestres, orientadores e instrutores tanto insistiram, tanto cobraram para que fossem assimilados e nunca esquecidos. Hoje os Senhores e Senhoras estão prontos para vivenciar e curtir o mundo mágico da aviação, um mundo desafiador, muitas vezes rodeado de mistérios, freqüentado por sonhadores, idealistas, fanáticos e apaixonados pelo que fazem.
Irão descobrir, por si só, que é um mundo diferente e que cada um tem papel importante e fundamental a desempenhar para que, no final, a atividade aviação, como um todo, realize a sua missão com sucesso. E para que essa atividade funcione bem e tenha sucesso, é preciso, é necessário que cada um desempenhe muito bem a parte que é de sua inteira e total responsabilidade.
Lembro que a Aviação é uma atividade que não tolera erros, nem serviços de qualidade mais ou menos. Sempre que eu falo nesse assunto, lembro das palavras firmes e contundentes do Oficial que dava a aula de abertura do meu Curso de Formação de Pilotos Militares, na antiga Escola de Aeronáutica, em 1967, quando, no meio de sua fala, ele chamou atenção para um detalhe da profissão de Aviador que, com certeza, deve ter ficado gravado na mente da maioria dos companheiros que ali estavam.
Disse ele: “meus jovens, a aviação é uma atividade exercida por homens inteligentes. Vocês só terão chance de errar uma vez. Portanto, aqui, nesta Escola, só o perfeito é aceitável”. Eu não tenho dúvida que a dedicação, o profissionalismo como religião e o amor naquilo que se faz contagia as pessoas em volta. E o resultado desses trabalhos serão sempre excelentes. Isso é a atitude ideal, desejável e esperada para quem escolhe e se compromete a trabalhar em qualquer atividade.
O nosso país sempre foi criticado pela falta de profissionalismo e pelo excesso de amadorismo. Em um de seus artigos, publicado na Revista VEJA, Cláudio de Moura Castro escreve “que os países com forte tradição de profissionalismo são os mais beneficiados. Nada de fiscalizar para ver se ficou bem-feito. O fiscal severo e intransigente está de prontidão dentro do profissional. Tudo funciona melhor em uma sociedade onde prevalece o profissionalismo de sua força de trabalho. Mas isso só irá acontecer como resultado de muito esforço em lapidar os profissionais. Isso leva tempo e custa dinheiro. É preciso uma combinação harmônica entre aprender o gesto profissional, desenvolver a inteligência que o orienta e o processo, quase litúrgico, de transmissão dos valores do ofício.”


Em síntese é o que eu gostaria de deixar para os Senhores e Senhoras refletirem. Uma mensagem de um companheiro que labutou anos nesse mundo encantado da aviação e que continua carregando o espírito jovem do piloto vibrador, entusiasmado e apaixonado pelo vôo e pelo que faz. Eu sei que nessa vida as coisas nem sempre são como a gente gostaria que fossem e quando se quer atingir um objetivo, a caminhada as vezes é longa e as dificuldades e os desafios enormes.
Sejam, portanto, fortes e perseverantes. Os sábios nos aconselham para que “nunca percamos o otimismo, nem a garra, nem a vontade de ser grande, mesmo sabendo que o mundo é pequeno ... Lembrem-se que um pequeno grão de alegria e de esperança dentro de cada um de nós é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor. Não existe obstáculo a ser transposto para quem vê a vida com otimismo, alegria, amor e principalmente fé.”
Que sejam felizes, mas muito feliz mesmo nos trabalhos e nas atividades que os Senhores e Senhoras escolheram e abraçaram; e que Deus os protejam sempre!”

Brigadeiro-do-Ar R1 Ivan Manoel de Macedo




Nenhum comentário:

Postar um comentário